quinta-feira, março 03, 2011


Olá Blogueiros! Hoje venho falar para vocês de uma data comemorativa que todos gostam ou não. Não estou aqui para julgar ninguém, somente para falar um pouquinho sobre a minha opinião.
O carnaval é considerado uma das festas mais animadas, e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Há séculos atrás, as pessoas se fantasiavam decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais, que acontece no Rio de Janeiro e São Paulo... Infelizmente as pessoas esquecem que nos carros alegóricos, nas passistas... Há à arte, dança cultura... E só sabem julgar que há mulheres peladas, exibindo seu corpo para todo o mundo. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criado pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Séculos depois, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
O sentido, as pessoas fantasiadas pelas ruas, marchinhas, trios elétricos, desfiles de escolas de samba... Ainda existe! Mais de um jeito diferente, com uma absurda quantidade de violência... Brigas, mortes de pessoas que dirige embriagada, pessoas que morrem de balas perdidas, pessoas bêbadas... Enfim, pessoas que confundem ALEGRIA com EUFORIA.  Blooogueiros, um ótimo carnaval para vocês! Muitas festas, alegria, paz & amor no coração. E muuuuuuuito juízo viu? 

Dê a sua opinião nos comentários. 

6 comentários:

  1. oieee GATINHAA

    temm um presentinho pra vosmece no meu bloggg

    XEROOOO

    http://cywmara.blogspot.com/2011/03/pessoas.html

    ResponderExcluir
  2. o carnavel vem mudando constantemente , o intuito que tinha lá na era medieval , já é muuito diferente do de hoje porem o proposito de se divertir sempre foi o mesmo.Nao sou muito fã de carnaval mais respeito quem gosta. Adorei aqui S2
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente Mariana, quero lhe agradecer pelo comentário lá no meu blog e me desculpar pela demora da resposta, ok? Agora, em relação ao texto... O carnaval é como todos nós, toda nossa convivência, vai mudando, sempre se renovando... Nós fazemos nosso carnaval. Nós fazemos com que ele seja inesquecível ou, que desejamos jamais nos lembrar. Belo texto, Mariana. Está de parabéns por ele, pelo blog, por tudo aqui. Se quiseres pode ir sempre lá, ok? verboviver.blogspot.com Ah, e não poderia deixar de lhe deseja um ótimo carnaval não é mesmo? rs. Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
  4. Pois é,eu nunca gostei muito do Carnaval justamente por ver mais vulgaridade e promiscuidade que arte e alegria...Uma pena.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, um ótemo carnaval para todas vocês também!

    ResponderExcluir
  6. é sempre bom ter um pouquinho de cultura.
    adorei saber um pouquinho aqui
    ;**

    ResponderExcluir

- Fiquem a vontade, a cada comentário a minha inspiração aumenta mais e mais, obrigada! :*